A esta altura do campeonato você já deve estar cansado de ouvir que o mundo mudou. É verdade! Mudou e está mudando quase que na velocidade da luz. Além de impactar em todos os contextos da nossa existência, essas mudanças afetam também o mundo dos negócios.
Diante disso, quais seriam as características de um negócio que se adapte a este novo mundo que estamos construindo todos os dias? Tinha algumas ideias, mas não uma resposta pronta. Até encontrar um pequeno texto do Ted Nicholas intitulado “How to become a Successful Self-publisher”, ou em minhas palavras, Como se tornar um editor de sucesso. Neste texto, ele elenca 13 características constituintes de um negócio ideal. Obviamente, o negócio a que ele se refere é o mercado de publicação. Mas, essas características me trouxeram alguns insights sobre como um negócio nos dias de hoje deve ser moldado.
Vamos ponto a ponto adaptar o mercado de publicação para o nosso contexto geral.
- O negócio ideal é aquele que tem uma sobrecarga baixa de trabalho. Quando falamos de empreendedorismo automaticamente estamos dizendo que teremos que trabalhar duro. Mas, isso não significa que teremos que trabalhar muito. Vou me explicar! A ideia de partir para o empreendedorismo, muitas vezes, está relacionada a trabalhar naquilo que a gente gosta, alcançar o topo da pirâmide de Maslow, a realização pessoal. Então, aqui vale a máxima, trabalhe no que você ama e nunca mais precisará trabalhar. O negócio ideal demanda foco no que é importante porque ele tem uma estrutura mais enxuta e ocorre em ciclos de esforços. Como em um livro ou um curso, ou um aplicativo, você faz um esforço inicial par criar, produzir e divulgar. Depois, o esforço se descentraliza para outras áreas que exigem menos de você.
- O negócio ideal é aquele que os produtos podem ser vendidos em qualquer lugar do mundo. O nível tecnológico atual permite criar produtos que podem ser vendidos em escala mundial: um serviço de consultoria, um e-book, um streaming. Então, pensar em algo que atenda uma demanda universal é um bom começo, o que não significa ter que vender em escala mundial.
- O negócio ideal é aquele que é portátil – pode ser facilmente movido e operado em qualquer lugar do mundo. O seu escritório deve ser restrito ao seu computador. A partir dele, você encontra pessoas, assina documentos, manda planilhas, faz entrevistas, compras e vendas. Hoje é possível você construir um grande negócio com poucos recursos humanos e poucos ativos imobilizados essa é a ideia. Embora, uma sede imponente impressione o ego, ela não é um indicativo para grande negócio.
- O negócio ideal pode ser operado de casa. Se for portátil pode ser operado de qualquer lugar, inclusive de casa e de pijamas. Mais uma vez, a ideia é construir um negócio que exija poucos recursos.
- O negócio ideal é aquele que requer pouco capital ou o principal investimento é em equipamento. Menor capital, menor risco e mais velocidade para por em prática.
- O negócio ideal é aquele que tem uma grande margem de lucro. Quando o mercado é competitivo, ou seja, muito vendedores e produtos sem diferenciação, as margens de lucro são pequenas. Se o nível de investimento é baixo e as despesas também as margens de lucro podem ser maiores. Cada mercado tem a sua margem de lucro média, é possível se diferenciar sim, desde que valha o esforço. Então, conhecer o mercado a qual faz parte poupará uma grande frustração mais adiante.
- O negócio ideal é relativamente livre de controle ou regulação governamental. Quanto menos regulado é um setor, mais fácil entrar no mercado e colocar a ideia em prática. Mercados muito regulados tendem a ter grandes competidores, então para enfrentá-los as armas devem estar à altura.
- O negócio ideal é aquele que os concorrentes não podem se duplicar. A criação do produto é legalmente protegida. Falamos nos itens anteriores do interesse em mercados sem barreiras à entrada. Porém o seu produto deve ser protegido.
- O negócio ideal requer pouca mão de obra, pode ser operado por pouco ou nenhum empregado. Estamos caminhando mais uma vez para um negócio pequeno em estrutura, tudo está no seu computador. Invista em back-up e proteção.
- O negócio ideal é altamente respeitado no nicho. Aqui é uma conquista. Ser bom o suficiente para ser reconhecido como um líder no seu nicho.
- O negócio ideal é aquele em que as vendas são feitas em dinheiro ao invés de vender a créditos longos. Preço é tudo. E caixa também. O ideal é que esteja sempre entrando dinheiro no negócio.
- O negócio ideal é divertido para você e te traz satisfação intelectual. Voltamos mais uma vez, ao topo da pirâmide de Maslow. Muita gente empreende para ganhar mais dinheiro. Essa é uma razão justa e digna. Mas, certifique-se em empreender em uma área que você ama que te motive a resolver os problemas e transpassar os obstáculos. Caso contrário, vai desistir antes de alcançar sucesso.
- O negócio ideal ajuda o mundo a se tornar um lugar melhor. Crie um negócio que seja bom para muitas pessoas.
Assim, Ted Nicholas define o mercado de publicação. E, assim, eu defino as diretrizes sob as quais os negócios do novo mundo devem ser construídos.
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