Pular para o conteúdo principal

Atrair clientes – um dos maiores desafios das empresas no mundo online

A presença digital de seu negócio se tornou tão essencial que se o seu negócio não existe na Internet, ele não existe nem mesmo na vida real. Isso é verdade para todos os negócios, em qualquer nicho e independe dos anos de atuação no mercado.

A acelerada evolução da tecnologia e seus impactos no nosso dia a dia fazem com que seus clientes e clientes em potencial apresentem novas necessidades e preocupações. Se os seus clientes estão mudando, o seu negócio precisa mudar também. Caso contrário, você observará um esvaziamento da sua carta de clientes.

Obviamente, a necessidade de conquistar um lugar ao sol e se diferenciar em um mercado competitivo permanece. A novidade é que agora, além de ser diferente, você deve engajar e atrair seu público.

A atração é o que prende a atenção que você conquistou por ser diferente naquilo que você faz. Mas, atrair é diferente de chamar a atenção. A atração bem-sucedida é aquela que envolve seus clientes potenciais a longo prazo. Na linguagem do marketing digital, é o movimento do cliente ao longo de seu funil de vendas.  O estágio de atração no marketing é projetado para prender a atenção do seu cliente potencial e dominar essa atenção em seu setor ou nicho.

Sua missão é entender o que ressoa melhor com seu público, ou seja, é falar a mesma língua, vibrar na mesma frequência. Por isso, é de extrema importância saber quem é seu cliente. Você deseja garantir que a sua abordagem ou atuação atraia as pessoas que deseja servir? Como estabelecer uma estratégia de marketing que aparecerá para os clientes como uma oportunidade, ao invés de uma ameaça a ser evitada? Como manter os clientes engajados em seu negócio? Essas são perguntas que precisam ser respondidas na era digital.

De acordo com Michael Michalowicz, o maior componente para atrair seus clientes é estabelecer influenciadores de atração. Não são influenciadores de mídia social.  Os influenciadores da atração são os principais atributos de que sua empresa precisa para atrair e influenciar seu público no longo prazo. Esses atributos podem ser divididos em cinco pilares. Vamos conhecê-los!

  1. Pilar da Autoridade - você deseja ter certeza de que seus clientes o vê como a autoridade em seu nicho. Isso aumenta a confiança deles em você, porque eles o veem como o especialista que pode atendê-los melhor. E é da natureza humana que as pessoas queiram estar associadas com o melhor.
  2. Pilar da Confiança - se você já é uma fonte confiável em sua área, as pessoas já terão estabelecido confiança em você.
  3. Pilar da Repetição - Aqui está um fato interessante: quanto mais algo é repetido, mais provável será que soe verdadeiro para as pessoas. Então, se você sabe que sua oferta é uma mudança de vida, grite alto, de novo e de novo.
  4. Pilar do Significado Social - Mesmo a mais humilde das pessoas deseja sentir que está fazendo algo importante para servir a sua comunidade, seja no mundo dos negócios ou não. Alguns clientes em potencial serão atraídos pela ideia de poder fazer o bem ou fazer parte de algo importante socialmente por meio da associação com você ou com seu serviço.
  5. Alinhamento - o alinhamento nos valida. Quando nos relacionamos com algo, é mais provável que queiramos ficar conectados naquele espaço. Permitir que seus clientes saibam que suas prioridades estão alinhadas com as deles cria familiaridade e conforto.

Quais desses pilares são mais adequados para você, levando em consideração o que você sabe sobre seu público? Aqui também você gera um diferencial entres os concorrentes. Bora, gerar estratégias de atração na nossa comunicação com os clientes?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cinco crenças limitantes mais comuns entre os empreendedores brasileiros

Embora nós tenhamos consciência do sangue empreendedor que corre em nossas veias, estamos cercados por padrões de pensamentos que nos impedem de crescer e prosperar em nossos negócios. Não é à toa que o IBGE em 2017 registrou que seis em cada dez empresas no Brasil encerram suas atividades no prazo de cinco anos.   Esses padrões de pensamentos são as crenças limitantes. São ideias consideradas verdades absolutas apreendidas ao longo da vida, transmitidas entre as gerações e divulgadas nas novelas. Essas crenças reforçam atitudes e comportamentos que agem como uma capa de autoproteção e são aceitas sem questionamentos. São verdades que foram construídas ao longo do tempo, mas que perderam o sentido no momento atual. Elas são limitantes porque impedem que as pessoas ajam conforme suas próprias vontades, assim deixam-se levar pela opinião do outro ou por uma regra social. Elas são tão fortes que permeiam todas as áreas de nossas vidas. Saiba quais são as cinco crenças limitantes m...

Inflação crescente: Sete passos para gerenciar seus preços

A pandemia de Covid-19 não só afetou a saúde da população do mundo inteiro, como desencadeou em diversos países um aumento generalizado nos preços das matérias-primas e nos custos dos negócios. Muitas empresas tiveram que se adaptar para sobreviver às restrições de circulação. No Brasil não está sendo diferente. E ntre o começo de 2020 e o final de julho de 2021, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IBGE), subiu 9,5%. A taxa de inflação em ascendência tem implicações comerciais, como por exemplo, ela corroí as margens de lucros dos negócios. Diante dessa situação, como você pode aumentar os seus preços para compensar as perdas inflacionárias sem quebrar contratos, prejudicar sua reputação e sem diminuir a carteira de clientes? Os sete passos a seguir irão de orientar a construir uma estratégia de aumento de preços robusta e consistente capaz de repassar o aumento dos custos aos consumidores. 1 Esteja ciente de que qualquer alteração no preço irá impactar...

Como lidar estrategicamente com os concorrentes do seu nicho de mercado?

Após ter uma ideia brilhante para iniciar um negócio, duas dúvidas aparecem na cabeça do empreendedor: “Como saber se a minha ideia é boa?” e “ E se alguém copiar ou roubar a minha ideia?”.   Como lidar com estes conflitos existenciais que podem colocar em risco a vida de um negócio? Neste texto você vai aprender: Como enfrentar os dois primeiros medos do empreendedor?  Onde encontrar os concorrentes?  O que fazer com os concorrentes?  Como se comparar com os concorrentes?   Para saber se a ideia é boa o empreendedor deve avaliar se há demanda para o produto ou o serviço que ele está oferecendo ou pretende oferecer. Em outras palavras, ele deve avaliar se há pessoas com o problema que ele deseja resolver. Além disso, ele deve ser capaz de mensurar a quantidade de pessoas possivelmente interessadas em comprar dele.   Pois, se o mercado que ele deseja entrar é composto de poucas pessoas, talvez não seja lucrativo investir nesse negócio. Outra forma de sab...

Instagram @bebelfmendes